Imagem Pessoal e Profissional: é impossível dissociá-las
* Artigo publicado na edição 64 da Revista Coaching Brasil
(https://revistacoachingbrasil.com.br/edicao/64)
Você já parou para analisar se a imagem que as pessoas têm de você é a mesma que você tem de si mesmo? Será que a imagem que você pensa estar transmitindo é a mesma que as pessoas ao seu redor estão percebendo?
Nós vivemos em um mundo cujo o ambiente é de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, o chamado ambiente VICA ou VUCA em inglês, refletindo um cenário onde mudanças acontecem a todo momento. Esse ambiente torna o mercado cada vez mais exigente e competitivo, por isso é fundamental que as pessoas busquem gerenciar de forma ativa e intencional sua marca pessoal, a fim de potencializar o sucesso pessoal e profissional.
Para isso, é preciso fazer uma reflexão! Olhar para si, para seus objetivos, conhecer sua essência e pensar estrategicamente no desenvolvimento da marca pessoal. A definição de uma estratégia é, sem dúvida, um grande diferencial em meio a um ambiente em constante transformação.
Da mesma forma que uma empresa desenvolve um plano estratégico, sua marca pessoal também deve ser estrategicamente planejada. Se você levar a sério o cuidado com o branding pessoal, respeitando quem você realmente é, certamente terá mais clareza sobre a trajetória a ser percorrida, assim como sobre a forma como você irá comunicar o seu valor, se beneficiando de uma imagem e de uma reputação positiva.
A marca pessoal está relacionada com as percepções, associações e impressões que causamos na mente das pessoas. É a essência de cada indivíduo e tudo o que o envolve. Uma marca pessoal forte e relevante reflete uma imagem de confiança e de credibilidade.
Um estudo realizado em Havard diz que tendemos a fazer um julgamento nos primeiros sete segundos em que somos apresentados a alguém. Rapidamente, duas perguntas nos vêm à mente: 1. Posso confiar nessa pessoa? 2. Será que posso respeitá-la? Amy Cuddy[1], pesquisadora e professora em Havard, diz que somente após a confiança ter sido estabelecida é que o fator competência é levado em consideração.
Por essa razão, torna-se cada vez mais importante cuidar da imagem que projetamos, seja em ambientes online ou offline, a fim de causar uma boa impressão. No entanto, não podemos esquecer que para obter uma marca que perdure e cresça no mercado, a imagem transmitida deve corresponder ao conteúdo, à competência e à proposta de valor que é entregue às partes interessadas.
O conceito de imagem é muito abrangente e envolve questões conscientes e inconscientes. Um dos grandes mitos relacionados à imagem é dizer que ela é baseada apenas na aparência. A imagem é constituída pela forma como nos apresentamos, incluindo vestimenta e higiene pessoal; impressão que transmitimos: valores, competências e experiência; comportamento e comunicação.
Nossa essência é a parte mais relevante da nossa imagem e, muitas vezes, ficamos apreensivos quando temos que avaliá-la. Isso se deve, principalmente, ao fato de sermos vulneráveis a pré-julgamentos, comparações, crenças e preconceitos. No entanto, devemos estar conscientes de que o que define nossa imagem é o que verdadeiramente somos e não cabe às pessoas decidir sobre ela.
O que podemos fazer é emitir, de forma consciente, sinais que correspondam e contribuam para deixar boas impressões nas pessoas com quem nos relacionamos. Podemos conhecer e projetar a imagem que desejamos, de acordo com a nossa identidade e nossos objetivos. Se quisermos ter uma imagem autêntica e duradoura, não podemos criar um personagem, o segredo é alicerçá-la nas nossas reais qualificações e competências.
Além do mais, como indivíduos, não podemos separar a imagem pessoal da imagem profissional, pois elas estão interligadas. Somos seres únicos e tudo o que fazemos soma ao conjunto da nossa marca pessoal, que é constituída por diversos aspectos. Por exemplo, de que adiantaria você tratar seus clientes com educação e cordialidade, e não dar um “bom dia!” para um funcionário ou vizinho do condomínio. Não tem jeito! Tudo o que fazemos impacta na nossa imagem e ecoa nas dimensões pessoais e profissionais, criando uma reputação. Por isso, a importância da consistência e da coerência. E aqui eu deixo um desafio para reflexão. Que adjetivos as pessoas estão associando ao seu nome? O que falam sobre você quando você não está presente?
Pensar em marca pessoal de forma isolada é um equívoco. Tudo o que fazemos influencia na forma como seremos percebidos pela nossa audiência, ou seja, pelas pessoas que interagem conosco ou com o nosso negócio.
É necessário pensar na marca pessoal de forma sistêmica e equilibrada levando em consideração identidade, comportamento, competência, apresentação pessoal e comunicação. São esses aspectos que compõem a imagem, sendo o nosso desafio estar atentos para aprimorar cada um deles. Branding pessoal não tem a ver com a construção de um personagem, pelo contrário, deve ser uma genuína expressão de quem somos. A imagem deve refletir a identidade, os valores e o posicionamento de cada pessoa, sendo transmitidos e reforçados tanto no mundo online quanto offline.
Os atributos coerência e consistência são fundamentais para que as pessoas conheçam você e compreendam sua proposta de valor. Sua identidade deve estar aliada a tudo o que te representa, visualmente ou não: apresentação pessoal, linguagem corporal, comportamento, redes sociais, site, ambiente físico, cartão de visita e diversos outros aspectos. Por exemplo: seria inconsistente um excelente profissional possuir um cartão de visita que não represente o valor do seu serviço e do seu posicionamento. Assim como seria incoerente um profissional que quer obter maior confiança no mercado utilizar as redes sociais para falar mal dos concorrentes. Somos observados a todo momento e o que fazemos pode ter dimensões exponenciais ao ser postado, curtido, comentado ou compartilhado.
A grande sacada para uma marca forte e relevante é ter clareza e consistência ao compartilhar o que você faz e quem você é em todas as dimensões: pessoal e profissional, online e offline. A marca pessoal é única. Além disso, tudo o que fazemos na esfera online, seja um post ou um comentário, tem repercussão no mundo offline, na imagem pessoal e profissional, sendo impossível dissociá-los.
O ambiente virtual nos permite compartilhar informações, conhecimentos e experiências. Ele nos ajuda a desenvolver nossa marca pessoal, a construir reputação e autoridade, contribuindo para o alcance de nossos objetivos. Mas antes de compartilhar um conteúdo, uma imagem ou mesmo um comentário, é preciso se fazer algumas perguntas: Que mensagem quero transmitir? O que a imagem que vou postar representa? Compartilharia isso com meu chefe ou com meus clientes? Aqui estão algumas dicas[2] para não arranhar a sua marca pessoal e deixar uma impressão positiva:
- Você está sendo observado: as pessoas estão avaliando seus valores, seu comportamento e seus interesses. É preciso ter cuidado com o que é postado e compartilhado, assim como com os grupos que você segue. Seus seguidores conseguem acompanhar suas ações e entre eles podem estar seu chefe, amigos, familiares, parceiros, clientes e potenciais clientes.
- Reflita antes de postar: cuidado para não transmitir uma impressão negativa, fazendo desabafos e postando fotos comprometedoras. Tudo o que é postado fica registrado no mundo virtual, mesmo que seja apagado. Tenha em mente que não existe privacidade na rede.
- Não prejudicar sua imagem: cuidado com assuntos que envolvem questões sexuais, drogas ou álcool. Revise os textos para evitar erros de português e não utilize considerações negativas em relação a crenças religiosas, partidos políticos, discriminação racial ou social. Seja prudente para evitar consequências indesejadas.
- Exponha suas opiniões com moderação: aja de forma ética e profissional. Exponha suas opiniões com coerência, sem fazer uso de uma linguagem ofensiva ou excessiva, principalmente ao participar de grupos e fóruns.
- Escolha bem as imagens: fuja de postagens que mostrem situações muito íntimas ou inapropriadas, como é o caso de imagens com lingerie, bebendo em festas, cometendo infrações ou em poses provocadoras. Há certas coisas que não convém compartilhar.
- Use as redes sociais ao seu favor: aproveite para seguir empresas e marcas que você gosta para estar atento às novidades e às tendências. Produza conteúdos interessantes, que agreguem e entreguem valor para o seu público. Desenvolva uma imagem favorável para você e seu negócio. Seja consistente com o que você fala e o que você vive.
Por fim, não podemos esquecer que não faz sentido cuidar da visibilidade sem estratégia e sem autenticidade. É preciso evidenciar suas habilidades e seus talentos, além de entregar valor para as pessoas. A comunicação é somente um meio para alcançar os objetivos e não um fim.
Gerencie sua marca pessoal e se concentre nas ações que te levarão para mais perto do seu sonho. Sucesso na trajetória!
Danielle Teles
Especialista em Marca Pessoal e Imagem Profissional
O que é Persona Branding para mim?
É um processo de gestão consciente e planejada da marca pessoal, envolvendo: posicionamento, missão, audiência, estratégias, comunicação, comportamento, apresentação pessoal, entre outros aspectos.
Palavras-chave
Imagem, percepções, marca
pessoal, branding pessoal, reputação, competências, imagem pessoal, imagem
profissional, identidade, valores.
[1] Cuddy, Amy. O poder da presença. Sextante, 2016.
[2] Carvalho, Rita. Imagem profissional: guia de estilo. Casa das Letras, 2016.
DANI TELES
Reffini Personal Branding
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